Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Chico Zumba


Chico Zumba (Francisco José do Nascimento) morreu em 16 de julho (dia dos Mártires do Cunhaú) de 2011 aos 75 anos. Morava na "Rua do Quadro", sustentado por uma aposentadoria, e tinha perdido a visão a muito tempo. Ele trabalhou na fazenda (Pedro Velho) e no comércio (Canguaretam) de João Alves Galvão. Paciente, não se incomodava em esperar.Chico Zumba era conversador e gostava de fazer previsões futuristas sobre o trabalho, os preços e os produtos. Imaginava preços, embalagens e produtos para o futuro enquanto pesava o açúcar. conversava muito, mas não parava o serviço.
Por ele ser negro pensei que fosse um dos descendentes de Ganga Zumba, herói de Palmares. Descobri outras histórias. Ele próprio me contou que que esse era um apelido que ganhou do pai, que chamava "Zé de Zumba". Seu pai era de Ceará Mirim, onde trabalhava no engenho de "Zumba do Timbó" (José Ribeiro Dantas Sobrinho).

Pergunte sobre a botija que teria "arrancado" e dado ao patrão, mas ele negou tudo. Dizia ter perdido muitos amigos por causa "dessa conversa que jogaram no mundo". "Se eu tivesse achado, ficava para mim!".

Termino em breve.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário