Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Família participa de filme em Cunhaú

Membros da Família Galvão participaram das gravações do fime "Nova Amisterdã, Terra do Sol banhada de sangue". Essa já é a 13ª geração da família depois dos episódios retrados no fime. A Família galvão chegou ao Rio Grande do Norte com Francisco Lopes Galvão, que veio de Goiana-PE, para Goianinha-RN. Francisco Galvão, Dimitri Galvão, João Victor Galvão e Breno Galvão tiveram a oportunidade de contracenar com atores que representam personagens como João Lostal Navarro e Joris Garstman, que são personagens históricos da época e constitui-se como troncos da família no Rio Grande do Norte.
Um dos personagens do filme é Joris Garstman van Werwe que foi um militar neerlandês a serviço da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (WIC) e que participou da segunda das Invasões holandesas do Brasil, durante todo o conflito (1630-1654).
Na fase inicial, da invasão a Olinda e Recife, participou como capitão em várias missões na região. A partir de 1634 destacou-se como comandante do Forte dos Reis Magos (denominado como Castelo Ceulen ou Keulen pelos neerlandeses). Em 1637 deixou o comando do Rio Grande para atuar na conquista da Capitania do Ceará. Nesse mesmo ano, em sociedade com o Conselheiro Político Baltasar Wijntges, adquiriu, por 60.000 florins, o Engenho Cunhaú, no Rio Grande. Foi ainda o mandante do assassinato de Jacob Rabe, que teria matado seu sogro, nos massacres ocorridos no Rio Grande em 1645.
Joris Garstman casou com a filha de João Lostal Navarro e suas filhas casaram com a primeira geração dos Galvão no Rio Grande do Norte.

Um comentário:

  1. meu é Elizete Galvão moro a mais de 30 anos em são jose do rio preto sp, sou de cruzeta RN, sou filha de Espedito Lopes Galvão, neta de thomas marcelino de araujo galvão e bisneta de cipriano lopes galvão (piano lopes) não consigo achar dados da minha arvore geneologia dos meus ancestrais,so ate piano lopes, voce tem dados tinha muitos registros em cruzeta, acari e curais novos, por entre em contato-liza-galvao@hotmail.com

    ResponderExcluir