Em
1992, Galvão deixou a Rede Globo para atuar em outra rede de televisão, a Rede OM (atual
CNT), com sede no
estado do Paraná, sempre na locução esportiva, na época em que aquela rede se lançava no sentido de alcançar a liderança nacional no segmento. Apesar de algum sucesso nas transmissões da Copa Libertadores da América daquele ano, o projeto não emplacou como se esperava, e no ano seguinte ele estava de volta à Globo.
A partir daí, como principal narrador da emissora, atuou nos grandes momentos do esporte nacional, como as copas do mundo de
1994 e de
2002 - vencidas pela
Seleção Brasileira de Futebol, os títulos mundiais e o acidente fatal de
Ayrton Senna, além de vários
jogos olímpicos. Nos últimos anos, já consagrado, Galvão passou a apresentar o programa
Bem, Amigos, no canal de
televisão a cabo SporTV, e o quadro
Na Estrada, exibido pelo
Esporte Espetacular.
Ao mesmo tempo em que é considerado por seus admiradores um ícone da locução esportiva brasileira, Galvão Bueno é criticado pela visão ufanista com que narra qualquer esporte em que o Brasil esteja participando. São frequentes as ofensas de
torcidas brasileiras de futebol ao locutor em jogos em que está presente. Durante a final de
basquetebol dos
Jogos Panamericanos de 2007, entre aplausos para
Oscar Schmidt e
Hortência, mais uma vez o locutor foi motivo de escárnio dos torcedores.
A par das atividades esportivas, ele é criador de gados Red Angus no norte do
Paraná e é o titular da ABGB - Associação Beneficente Galvão Bueno, dirigida por sua mãe Mildred Galvão Bueno, atual presidente da
Provopar - Programa de Voluntariado no Paraná, seção de
Londrina. Também é um dos sócios da franqueadora da rede de lanchonetes Burger King no Brasil
Atualmente casado com a empresária do setor de modas, Desirée Soares, de Londrina.
Após a partida final da
Copa de 2010, Galvão Bueno anunciou que esta copa realizada na
África do Sul foi a última que ele trabalhou fora do
Brasil e que a próxima copa que será realizada no
Brasil em
2014 será a sua última, pois se aposentaria após o evento.
"Cala a boca Galvão"
Durante a cerimônia de abertura da
Copa do Mundo FIFA de 2010, transmitida no
Brasil pela
Rede Globo com apresentação de Galvão Bueno e
Fátima Bernardes, a expressão "Cala a boca Galvão" começou a se espalhar rapidamente pelo
Twitter por internautas insatisfeitos com os comentários do locutor. Depois que a frase entrou para a lista de tópicos mais comentados no Twitter por brasileiros, passou a ser utilizada como piada e forma de protesto contra Bueno.
A reação internacional de não falantes de
português foi geralmente confusa, enquanto brasileiros respondiam a seus questionamentos alegando que a expressão fazia parte de um movimento para salvar uma suposta
ave em perigo de extinção no país.
A farsa alcançou proporções globais quando artigos em diferentes idiomas começaram a ser publicados com explicações sobre a piada, de
blogs a jornais respeitados como
El País e
The New York Times, enquanto o assunto continuava a figurar entre os tópicos mais comentados do Twitter