Total de visualizações de página

domingo, 9 de dezembro de 2012

Família se encontra na Festa da Padroeira de Canguaretama

A Família Galvão do Litoral Sul do Rio Grande do Norte aproveitou para se reencontar na Festa da padroeira 2012 em Canguaretama RN. Os parente puderam se rever, especialmente na Celebração Solene do dia 8 de dezembro na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A cavalgada desse ano foi muito concorrida e juntou muitos concorrentes, terminando com uma deliciosa feijoada e um animado forró pé de serra.
A presença de outras na famílas na festa marcou bem o que esse grande encontro. As famílias Araújo, Barbalho, Martins, Freitas, Alecrim, Gomes, Castro, Carvalho, entre outras, tambem estiveram na Missa de Nossa Senhora e abrilhantaram a Festa.
Ao final da Procissão, os marujos do Fandango, com sua Nau Catarineta, fizeram uma belíssima apresentação de frente para a casa da Família Galvão, que serviu como fechamente da maravilhosa festa. A Família toda caiu na dança com muita alegria. Em gratidão foi oferido um jantar aos marujos, como já é tradição de todos os anos.


O Fandango é uma apresentação popular de origem ibérica que se inspira nas grandes aventuras marítimas dos portugueses. No Brasil surgiu no século XVIII e no Rio Grande do Norte no início do século XIX.
O grupo é formado por uma tripulação de aproximadamente quarenta componentes, entre oficiais e marinheiros. O enredo principal desenvolve-se em torno da Nau Catarineta, que é atacada por uma tempestade e vaga durante sete anos e um dia.
Perdida e faminta, a tripulação passa a comer sola de sapato e, através de um sorteio, o comandante do navio é escolhido para ser trans­formado em alimento para os marujos. Durante o momento da aflição acontece um milagre e a tripulação avista terra.
O fandango de Canguaretama surgiu por volta de 1885, fundado por Seu Tota, morador da Rua da Gameleira. Em viagens que fazia ao estado do Pará, trouxe a apresentação para ser encenada no município. Possivelmente em 1910, foram introduzidas outras partes trazidas da Paraíba.
Os personagens são marinheiros que cantam e dançam distribuídos em duas filas: Capitão de Fragata, Mestre, Gajeiro, Ração e os Marujos na fila da direita; Piloto, Contramestre, Calafate, Vassoura e os Marujos na fila da esquerda. Apenas o Capitão de Mar e Guerra fica no centro e por trás de todos.
A apresentação se faz com uma barca, a Nau Catarineta. ao som dos instrumentos de cordas, Por ser de tradição e origem européia não faz uso de instrumentos de percussão apenas os instrumentos de cordas.